"Não é o amor que sustenta o relacionamento, é a                                                                    maneira de se relacionar que sustenta o amor!"

Terapia Familiar

Uma família disfuncional  perde-se em críticas, acusações, silêncios, duplas mensagens, há muita dificuldade em colocar-se no lugar do outro e rigidez em tentar novas formas de resolver problemas. Os papéis são mal definidos, com filhos desempenhando papéis paternos e pais formando alianças com filhos, excluindo o outro membro do casal.

 

Há em muitos casos, dificuldade em assumir a função de pais, com suas responsabilidades e limites, bem como dificuldade em estabelecer objetivos familiares e organizar-se para atingi-los. A terapia enfatiza a mudança no sistema familiar, sobretudo pela reorganização da comunicação entre os membros da família.

 

Dificuldades de Aprendizagem

Atualmente muitas crianças e adolescentes são encaminhadas às clínicas psicológicas por apresentarem problemas de aprendizagem. Os principais motivos para tais encaminhamentos são: atitudes agressivas, apatia e dificuldade na leitura e na escrita etc...Apesar da importância do professor, seria um equívoco responsabilizá-lo por todo êxito ou fracasso dos seus alunos. Existem outros aspectos ambientais que afetam de maneira positiva ou negativa o caminho a ser percorrido.

 

Uma das funções dos Psicólogos que atuam no contexto escolar é acompanhar e oferecer um ambiente acolhedor e de confiança, para retomada de um desenvolvimento de que a própria criança é um dos Agentes. Trabalhamos no sentido de mudar o olhar da criança para si mesma, ao ponto de perceber-se capaz de ocupar o lugar de sujeito de sua própria história. Procuramos destacar os aspectos de potência, de saberes, habilidades, possibilidades de desenvolvimento, favorecendo um olhar para a criança que reflita crenças positivas. 

 

Trabalhamos os aspectos afetivos e emocionais envolvidos no processo de aprendizagem, fortalecendo o aluno internamente para que se perceba capaz de aprender e ajudando-o a recuperar sua autoestima para que, assim, possa apresentar melhores resultados em sala de aula.

Terapia de Casal

A finalidade da Terapia de Casal é fazer com que as pessoas tenham a oportunidade de rever a vida a dois, de olhar parasi, para sua vida, repensar suas atitudes e dificuldades e enfrentar os sentimentos que julgam difíceis de lidar.

 

É um espaço apropriado para facilitar o diálogo, com a ajuda de um profissional capacitado. O terapeuta irá ajudar o casal a descobrir novas possibilidades de ação e consequentemente resolver seus conflitos.

Terapia infantil - Ludoterapia

A Ludoterapia é uma técnica utilizada com crianças entre os 3 e os 11 anos e que tem como objetivo principal o contato com o mundo interno da criança, permitindo compreender a sua linguagem simbólica. Quando as crianças têm difculdade para se expressarem verbalmente, o brincar é utilizado como o único recurso que lhes permite sentir segurança para expressar coisas que são difíceis de explicar ou de verbalizar (por exemplo: abuso sexual, mau trato, medos, angústias, dúvidas).

 

Os brinquedos (objetos físicos e reais), são utilizados como ferramentas para expressar o que a criança pensa ou sente em determinado momento, ou sobre uma situação específica. No fundo, os brinquedos são como as palavras e o brincar como a linguagem que a criança usa para comunicar. Através do brincar a criança sente-se segura, pois encontra-se no seu meio natural, sendo mais fácil expressar as suas emoções (a raiva, a dor, a alegria, a tristeza, a felicidade, a frustração).

Consultoria Escolar

A Consultoria em Psicologia Escolar/Educacional é uma modalidade de prestação de serviço do psicólogo escolar/educacional, que tem por finalidade auxiliar na implementação de propostas que favoreçam o processo ensino-aprendizagem. 

 

A consultoria no contexto educacional caracteriza-se como um processo colaborativo entre profissionais, professores, diretor e alunos, que visa reunir métodos para identificar dilemas e selecionar estratégias que auxiliem na resolução de problemas de forma coletiva. O trabalho ocorre entre um profissional que oferece ajuda, e outro que pede ajuda para o bem-estar de uma terceira pessoa sobre a qual possui responsabilidades. As mudanças não são focadas em apenas uma parcela da escola, e sim no ambiente escolar como um todo.