O QUE É BULLYING?

Bullying, palavra de origem inglesa, dá significado a todas as atitudes agressivas, intencionais e repetitivas adotadas por uma pessoa ou um grupo contra outro(s), causando dor, angústia e sofrimento. Tal forma de violência, em geral, ocorre em uma relação desigual de poder, caracterizando uma situação de desvantagem para a vítima. O bullying é um problema social que também ocorre fora da escola, como nas ruas ou em áreas de lazer, e inclusive com adultos nos locais de trabalho (assédio moral). Em nada se confunde com bom humor e brincadeiras.

COMO ACONTECE O BULLYING?

O bullying é praticado de diversos modos, permitindo que várias formas de violência possam ser listadas como exemplos de sua prática:

  • Ação física: empurrar, socar, chutar, beliscar, bater;
  • Ação verbal: apelidar, xingar, insultar, zoar;
  • Ação material: destroçar, estragar, furtar, roubar;
  • Ação moral: difamar, disseminar rumores, caluniar;
  • Ação psicológica: ignorar, excluir, isolar, perseguir, amedrontar, aterrorizar, intimidar, dominar, tiranizar, chantagear, manipular, ameaçar, discriminar, ridicularizar;
  • Ação sexual: assediar, induzir e/ou abusar;
  • Ação virtual: divulgar imagens, criar comunidades, enviar mensagens, invadir a privacidade (cyberbullying).

COMO IDENTIFICAR AGRESSORES, VÍTIMAS E TESTEMUNHAS

Crianças e adolescentes envolvidos em bullying podem ser classificados em três grandes papéis de acordo com sua forma de participação: são vítimas, agressores ou testemunhas. Vale enfatizar que esses papéis são intercambiáveis, ou seja, não raro uma vítima em determinada situação se torna uma agressora em outro momento, caracterizando o ciclo de violência.

CARACTERÍSTICAS COMUNS DE UMA VÍTIMA

  • Não tem vontade de ir para a escola;
  • Apresenta baixo rendimento e evasão escolar;
  • Volta da escola com roupas ou livros rasgados;
  • Vontade explícita de trocar de escola;
  • Isola-se dos amigos e da família;
  • Geralmente, aparenta estar triste, deprimida, ansiosa ou aflita;
  • Fica agressiva sem motivo aparente;
  • Não gosta de si mesma, não se valoriza.

CARACTERÍSTICAS COMUNS DE UM AGRESSOR

  • Geralmente, é fisicamente mais forte que sua vítima;
  • Sente prazer e satisfação em dominar, controlar e causar danos e sofrimentos a outros;
  • Pode ser hiperativo, impulsivo ou ter outros distúrbios de comportamento;
  • Possui tendência maior para adotar comportamentos de risco;
  • Não respeita as diferenças entre as pessoas, principalmente aquelas relacionadas à aparência física;

 

CARACTERÍSTICAS COMUNS DE UMA TESTEMUNHA

  • Não se envolve diretamente na situação;
  • Receia ser a "próxima vítima", por não saber como agir e por descrer nas atitudes da escola;
  • Pode estimular ou inibir a continuidade da violência por parte do agressor, a depender de seu comportamento.

QUAIS AS CONSEQUENCIAS PARA AS VÍTIMAS DO BULLYING?

A prática do bullying escolar, em inúmeras ocasiões, ainda costuma ser vista por pais, professores e diretores como brincadeiras normais do cotidiano, próprias à idade infantil ou adolescente. Todavia, as pesquisas têm demonstrado que essa prática acarreta significativos danos aos envolvidos, tais como:

  • autoestima afetada;
  • transtornos de atenção e concentração;
  • evasão escolar;
  • baixo rendimento escolar ligado a problemas de aprendizagem;
  • estresse e depressão com idéias de vingança e/ou suicidas;
  • ansiedade e fobias;
  • agressividade e dificuldades de relacionamento social.

 

Além dessas conseqüências, a prática reiterada do bullying passa a contaminar a comunidade escolar com o sentimento de ansiedade e medo. Nesse sentido, caso não exista um trabalho de prevenção e combate à violência, essa tende a aumentar.

QUAIS AS CONSEQUÊNCIAS PARA OS AUTORES DO BULLYING?

Aqueles que praticam bullying contra seus colegas na escola poderão, caso não recebam atendimento adequado, levar para a vida adulta o mesmo comportamento antissocial, adotando atitudes agressivas no seio familiar (violência doméstica) ou no ambiente de trabalho. A referida prática pode configurar os tipos penais de injúria, calúnia, difamação, lesão corporal e racismo.

O QUE É CYBERBULLYING?

É a utilização das tecnologias de informação populares para propagar as agressões. A diferença básica entre bullying e cyberbullying é que, no primeiro caso, os agressores e as vítimas têm contato pessoal e a violência acontece no mundo "real". Já no segundo caso, as intimidações costumam ser impessoais, valendo-se do anonimato do agressor no mundo virtual para difamar a vítima em poucos segundos.

 

As redes sociais virtuais, como facebook, twitter e blogs são as preferidas pelos agressores, que disseminam calúnias e difamações em velocidade acelerada. Deste modo, no Cyberbullying, ferramentas da rede são usadas para ofender e ameaçar a vítima, que geralmente tem fotos divulgadas sem autorização, às vezes alteradas, formando cenas constrangedoras.

ORIENTAÇÕES ÀS CRIANÇAS E AOS ADOLESCENTES

Se você está sendo vítima de bullying ou se conhece alguém que está, procure ajuda de seus pais, da escola, de um profissional da saúde, do Conselho Tutelar, de delegacias especializadas ou de um Promotor de Justiça. Denuncie, é só ligar para o número 100.

ORIENTAÇÕES À FAMÍLIA E AOS RESPONSÁVEIS

  • É essencial que a prevenção e a luta contra o bullying comecem dentro de casa, pois a família serve de suporte e referência básica para a socialização sadia de crianças e adolescentes.
  • Dialogue com seus filhos, participando de suas vidas na escola;
  • Eduque estabelecendo limites;
  • Fique atento a mudanças bruscas de comportamento;
  • Ensine o respeito às diferenças entre as pessoas e dê bons exemplos;
  • Em caso de bullying, não culpe a criança pela situação;
  • Busque auxílio psicoterapêutico para a criança, seja ela vítima ou agressora;
  • Comunique a direção da escola e exija que tomem providências;
  • Caso a escola se omita, busque o Conselho Tutelar ou o Ministério Público.

ORIENTAÇÕES À UNIDADE ESCOLAR E AOS EDUCADORES

  • Ter regras claras contra o bullying (inclusive no Projeto Político Pedagógico da escola), que façam com que todos saibam diferenciar entre brincadeiras e bullying;
  • Desenvolver programas antibullying que envolvam a equipe de ensino e a comunidade escolar, em parceria com outras entidades;
  • Estimular a discussão do tema entre corpo docente, pais e alunos, com atividades que trabalhem o respeito e a tolerância às diferenças individuais e socioculturais;
  • Com relação ao cyberbullying, é importante que a escola oriente seus alunos para o uso responsável e ético dos recursos tecnológicos, assim como para o perigos do mundo virtual, alertando para não fornecerem informações pessoais a estranhos, mesmo que sejam amigos virtuais. Por outro lado, precisa conscientizá-los sobre os tipos de crimes que são praticados online e que o "anonimato" e a menoridade não lhes isentarão das punições previstas em Lei.
  • Todo caso de bullying deverá ser levado a conhecimento do Conselho Tutelar.
  • O Projeto Político Pedagógico da escola deve prever a educação integral e a sistematização de conhecimentos interdisciplinares, articulando valores sociais para a formação de sujeitos conscientes de seus direitos e deveres.

 

 

*Na dúvida, procure um especialista. Para saber mais informações entre em contato: Tel/Whatsapp(11) 98268-3283.

 

Fonte: https://www.mpsc.mp.br/campanhas/bullying